Scripts usados para modificar a cor da imagem do texto de link
 
Link para a página principal Link para a página sobre o evento Link para a página de filmes Link para a página com a programação do evento Link para a página de debates Link para a página de premiação Link para a página sobre cidades Link para a página de créditos Link para a página de contato Link para a página da edição anterior do festival Link to the english version
 

Programa 8: Duração 81’
Sonhando Acordado (EUA) 5’
A Casa (Reino Unido) 8’
Somos da PHAMALy (EUA) 19’
Nascido Anormal (Reino Unido) 49’

Programa 9: Duração 80’
Um Toque de Cor (Reino Unido) 13’
Gente que Voa (Reino Unido) 24’
Quando o Amor é Cego (Canadá) 43’

Programa 10: Duração 85’
Encarando (Reino Unido) 9’
Mito Urbano (Reino Unido) 9’
Por uma Noite Apenas (EUA) 11’
Desejos Inconfessos (Austrália) 56’

Programa 11: Duração 84’
Como uma Borboleta (Polônia) 29’
Prova de Capacidade (Austrália) 55’

Programa 12: Duração 77’
Escola para Todos (Rússia) 26’
Epidemia (Dinamarca) 51’

Programa 13: Duração 81’
Por Fora/por Dentro (EUA) 6’
Do Luto à Luta (Brasil) 75’

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Uma vida para viver - Zycie Przed Toba
 
EspaçadorDocumentário, 20min
EspaçadorPolônia, 2003
EspaçadorDireção: Maciej Adamek
EspaçadorProdução: Radek Stys
  Uma vida para viver    
 
Um filme sobre crianças portadoras de deficiência visual sendo preparadas por seus professores para uma vida independente. Podemos observar as crianças durante suas atividades diárias, quando elas aprendem a abotoar a roupa, amarrar os cadarços, reconhecer sons e objetos e cozinhar. Entrevistadas, elas falam sobre o que querem ser quando crescer e mostram acreditar que não existem barreiras ou limites para elas.
 
Prêmios: 12 awards at festivals: Best Short Documentary at Palm Springs, San Francisco, Buster Film Fest, Blue Sea Film Fest and Audience Award at Washington, Stockholm Film Festival.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
    Uma criança diferente - A Child Unlike any Other
 
EspaçadorDocumentário, 11min
EspaçadorCanadá, 2005
EspaçadorDireção: Anna Barczewska
EspaçadorProdução: Claudette Jaiko
  Uma criança diferente    
 
Jan Maka era uma criança feliz e cheia de energia - uma criança como outra qualquer. Do dia para a noite, a vida de sua família vira de cabeça para baixo quando se descobre que ele é "diferente": Jan é autista. Como é viver com uma criança afetada por essa desordem neurológica? O contundente curta de Anna Barczewska descreve a luta de todos os pais de crianças com autismo.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Feliz Aniversário Talidomida - Happy Birthday Thalidomide
 
EspaçadorDocumentário, 48min
EspaçadorBrasil e Reino Unido, 2004
EspaçadorDireção: Kim Flitcroft
EspaçadorProdução: Kim Flitcroft
  Feliz aniversário talidomida    
 
Relato pessoal de Mat Fraser, que pertence à primeira geração de pessoas que adquiriram algum tipo de deficiência pelo uso de talidomida por suas mães durante a gestação. Numa viagem ao Brasil, Mat conhece várias gerações afetadas pela talidomida, investiga o uso da droga e conhece mulheres que ainda a usam.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    No meio do caminho
 
Documentário, 26min
Brasil, 2002
Direção: André Costa e Silvio Cordeiro
Produção: Danilo Concílio
  No meio do caminho    
 
O documentário apresenta o cotidiano de quatro pessoas com dificuldades de locomoção, discutindo o tema da acessibilidade na Grande São Paulo.
 
Prêmios: 2º lugar júri técnico no VI VIDEVÍDEO - Festival Nacional de Cinema e Vídeo da UFRJ; Melhor Roteiro no Festival Cearense de Vídeos Universitários NÓIA

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Mulheres Ferreiras - Mama Wahunzi
 
EspaçadorDocumentário, 57min
EspaçadorTailândia e EUA, 2002
EspaçadorDireção: Lawan Jirasuradej
EspaçadorProdução: Lawan Jirasuradej
  Mulheres ferreiras    
 
Em 1997, em Uganda e no Quênia, cem mil pessoas estavam sem cadeiras de rodas, e as mulheres tinham acesso a apenas um por cento das disponíveis. Três mulheres decidiram que seus destinos dependiam de suas mãos. Elas aprenderam a construir cadeiras de rodas - assegurando assim sua própria mobilidade.
 
Prêmios: Audience Awards at African American Women in Cinema Film Festival and African Studies Association Conference, USA 2003; Merit Award at Superfest, USA 2004; Cultural Grant, Asian-Europe Foundation to attend Torino International Women Film Festival - Turin, Italy 2003.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Sobre o amor - O Lyubvi
 
EspaçadorDocumentário, 26min
EspaçadorRússia, 2003
EspaçadorDireção: Tofik Shakhverdiev
  Sobre o amor    
 
Em uma escola para portadores de deficiência na Rússia, crianças divertidas falam sobre suas vidas, especialmente sobre namoro e amor.
 
Prêmios: Grand Prix - "Stalker", Special Prize and Prize of Viewers Appreciation - "Cinema Without Barriers", First Prize - "Message to Man", St. Petersburg, First Prize Festival of Russian Cinema in France, First Prize Festival - "Flaertiana", Perm.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Querida Perla - Liebe Perla
 
Documentário, 53min
Israel, 1999
Direção: Shahar Rozen
Produção: Edna Kowarsky e Eden Productions
  Querida Perla    
 
Esta é a história da amizade entre duas mulheres anãs. Perla, atriz, é a última remanescente de uma família judia de anões que formava uma trupe musical e que sobreviveu às experiências do Dr. Mengele em Auschwitz. Hannelore nasceu na Alemanha do pós-guerra e está fazendo uma pesquisa que pode realizar um sonho de Perla. Ela procura por um filme produzido pelos nazistas com a família de Perla, no qual todos os membros da família aparecem nus sobre um palco diante de um grupo de oficiais da SS. Enquanto pesquisa nos arquivos da Alemanha e da Polônia, Hannelore se corresponde com Perla, relatando o andamento de sua busca.
 
Prêmios: Prize for best script - Haifa Film Festival; Israel Magnolia prize for best documentary - Shanghai Film Festival; Best film award - Turk Festival in Turkey.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    O Arrecadador da Rua Bedford - The Collector of Bedford Street
 
EspaçadorDocumentário, 34min
EspaçadorEUA, 2002
EspaçadorDireção: Alice Elliott
EspaçadorProdução: Alice Elliott
  O arrecadador da Rua Bedford    
 
Documentário sobre Larry Selman, um portador de deficiência mental, vizinho da diretora Alice Elliott, que é bastante ativo na comunidade em que vivem. Quando seu único parente fica impossibilitado de ajudá-lo, seus vizinhos nova-iorquinos se juntam para proteger seu estilo de vida independente.
 
Prêmios: Indicado ao Oscar da Academia®; Jewish Image Award - Documentary Film 2003; Tash Image Award - Documentary Film 2003; Council on Foundations - Henry Hampton Awards 2002; Heartland Festival - Crystal Heart Award 2002; Ojai Film Festival - Theme Award 2002; The Black Maria Festival - Directors Choice Awards 2003 - Third Prize 2003; Freddie Award - Finalist in Special People 2003; Aspen Short Film Festival - Best Documentary 2002 - Audience Award 2002 - The Horizon Award; USA Festival - The Family Award 2002; Florida Film Festival - Audience Award, Favorite Short Film 2002, Florida Filmmaker Award 2002; Silver Street Film and Video Festival - Best Documentary 2002; Big Bear Lake Festival - Jury Prize for Best Documentary.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Minha Vida - The Life of Me
 
EspaçadorDocumentário, 51min
EspaçadorCanadá, 2004
EspaçadorDireção: Manfred Becker
EspaçadorProdução: Susan Baker
  Minha Vida    
 
Com que a doença mental se parece? Rachel Manning e George Vukojevic eram atores aspirantes em Nova York, até que suas carreiras foram interrompidas por doenças mentais. George teve o diagnóstico de esquizofrenia e Rachel, de distúrbio bipolar. Após dez anos em tratamento, surge uma oportunidade de voltar ao palco através do Toronto's Workman Theatre Project.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Thalassa
 
Documentário, 11min
Brasil, 2005
Direção: Júlia Porciúncula e Liane dos Santos
Produção: Marília Nogueira
  Thalassa    
 
A história de Thalassa, uma menina de nove anos de idade, que nasceu com uma lesão cerebral e que, graças ao esforço de seus pais, consegue levar uma vida ativa e feliz.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Sem Desculpas - Without Apology
 
EspaçadorDocumentário, 73min
EspaçadorEUA, 2004
EspaçadorDireção: Susan Hamovitch
EspaçadorProdução: Susan Hamovitch
  Sem desculpas    
 
Em 1950, Alan, irmão da diretora Susan Hamovitch, nasceu com sérios problemas cerebrais. Em 1958, ele foi enviado para Letchworth Village, uma instituição para pessoas com retardo mental. Depois disso, quase todos os comentários sobre ele cessaram e, subitamente, ele se transformou num segredo. Neste documentário, Susan Hamovitch tenta reconstruir o passado de sua família, vencendo a insegurança e possibilitando um encontro novo e único com seu irmão.
 
Prêmios: BAC Festival - Best Feature Documentary; Hearts and Minds Film Festival - 2nd place Audience Award, Feature Documentary.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    O Ovo - The Egg
 
EspaçadorFicção, 9min
EspaçadorReino Unido, 2002
EspaçadorDireção: Richard Wilson
EspaçadorProdução: Ewan Marshall
  O Ovo    
 
Curta de ficção. Um perfeito ovo frito, servido numa lanchonete de beira de estrada a um portador de deficiência, às quatro da manhã, provoca mudanças na vida de todos os presentes.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Rodando - Wheeling Dealing
 
Ficção, 11min
Reino Unido, 2004
Direção: James Mellor, Tinch Minter, Charlotte Tarrant
Produção: Margaret Milner, Tinch Minter
  Rodando    
 
Ficção. O noticiário Opção Zero (The Zero Option News), programa pirata colocado no ar no lugar de um noticiário da madrugada, apresenta uma visão surreal de como poderiam ser os noticiários no ano de 2010. Nele, as pessoas não estão apenas fazendo as notícias, mas também estão quebrando paradigmas.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Desembucha - Spit it Out
 
Documentário, 55min
EUA, 2004
Direção: Jonathan Skurnik
Co-Produtores: Elisa DeCarlo, Kathy Leichter
  Desembucha    
 
Desembucha é um engraçado e contundente retrato dos esforços de Jeff Shames para superar a gagueira e a negação da família. O pai de Jeff é intolerante com as imperfeições do filho, enquanto a mãe é incapaz de reconhecer sua própria gagueira de infância. Durante a adolescência, Jeff consome drogas na tentativa de mascarar a timidez e acaba se casando com uma alcoólatra que interage com o mundo exterior por ele. Depois que sua esposa fica sóbria, Jeff descobre uma comunidade de auto-ajuda para os gagos e embarca numa viagem de cura, auto-aceitação e perdão.
 
Prêmios: Won an Achievement Award at Superfest, and an Honorable Men Best Film by a Disabled Filmmaker at Canada´s Picture This Festival.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    As Crianças Estão Bem - The Kids Are All Right
 
EspaçadorDocumentário, 30min
EspaçadorEUA, 2005
EspaçadorDireção: Kerry Richardson
EspaçadorProdução: Kerry Richardson
  As crianças estão bem    
 
Após declarações ofensivas sobre os portadores de deficiência feitas por Jerry Lewis, Mike Ervin, que foi garoto propaganda da MDA (Associação de Distrofia Muscular) quando criança, nos anos 60, torna-se um franco ativista dos direitos dos portadores de deficiência e lidera uma campanha contra o Telethon, programa de TV apresentado por Jerry Lewis com o objetivo de arrecadar fundos para a MDA.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Casamento Proibido - Forbidden Wedding
 
EspaçadorDocumentário, 56min
EspaçadorBrasil e EUA, 2002
EspaçadorDireção: Flavia Fontes
EspaçadorProdução: Flavia Fontes
  Casamento proibido    
 
O filme conta a história de Hedir, paraplégico desde os 15 anos, que foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica por causa de uma lei do Vaticano, segundo a qual um homem precisa ser capaz de copular para poder casar. Contado inteiramente pelas vozes do casal, de sua família, das pessoas da cidade e do padre local, o filme trata de amor, sexualidade e fé.
 
Prêmios: Someone to Watch Award - CineWomen 2004; Audience Award For Best Documentary - Projections Internacional Film Festival; Honorable Mention - Philadelphia Internacional Film Festival; Award of Excellence - Brasa Film Festival.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Sonhando Acordado - Dreaming Awake
 
EspaçadorVídeo Experimental, 5min
EspaçadorEUA, 2003
EspaçadorDireção: John R. Killacky
  Sonhando acordado    
 
Vídeo experimental. Uma oração de reconciliação que coloca lado a lado dançarinos portadores de deficiência e um narrador sentado em sua cadeira de rodas.
 
Prêmios: Projections - Best Performance Piece; Superfest - Achievement Award; Picture This Festival - Best Performance Short.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    A Casa - The House
 
EspaçadorDocumentário, 8min
EspaçadorReino Unido, 2003
EspaçadorDireção: Vivienne Jones
EspaçadorProdução: Maggie Ellis
  A Casa    
 
O filme mostra um grupo de mulheres portadoras de deficiência mental que falam de suas vidas e memórias por meio de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones.
 
Prêmios: Winner of Best Short Film, Audience Award, High Falls Film Festival, Rochester, New York, USA, 2003; Winner of A.S.I.F.A. Award for European Animation, L'Alternativa - Barcelona Independent Film Festival, Spain, 2003; Winner of Grand Prize for Best Short Film, Siena Short Film Festival, Italy, 2003; Winner of The Silver Dragon Award, Best Animated Film, Cracow Film Festival, 2004; Honourable Mention for Documentary on a theme of Disability, Picture This Film Festival, Calgary, Canada, 2004.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Somos da PHAMALy - We Are PHAMALy
 
EspaçadorDocumentário, 19min
EspaçadorEUA, 2003
EspaçadorDireção: Daniel Junge
EspaçadorProdução: Henry Ansbacher
  Somos da Phamaly    
 
Esta não é uma noite de estréia comum, nem uma trupe qualquer. Cada membro deste elenco enfrenta desafios extraordinários para simplesmente conseguir chegar ao teatro, para movimentar-se no palco, e, até mesmo, para manter-se vivo por mais um ano para atuar em mais um espetáculo. Conheça a PHAMALy (Liga Amadora de Atores de Musicais Portadores de Deficiência Física). Este filme é um retrato de três membros do elenco, destacando a notável força e a coragem que eles empenham junto com seus companheiros para a montagem de uma peça. Acompanhamos o seu progresso, desde os testes de admissão até a estréia, passando pelos momentos de dúvida e desespero até a euforia da estréia.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Nascido Anormal - Born Freak
 
EspaçadorDocumentário, 49min
EspaçadorReino Unido, 2001
EspaçadorDireção: Paul Sapin
EspaçadorProdução: Paul Sapin
  Nascido anormal    
 
O ator Mat Fraser passeia pela história de artistas portadores de deficiência. Mat nasceu com os braços curtos como resultado do medicamento Talidomida que sua mãe tomou durante a gestação. Aprendemos sobre lendários artistas portadores de deficiência enquanto Mat experimenta se apresentar no último Freak Show sobrevivente nos Estados Unidos.
 
Prêmios: Finalist, Best Documentary Britspotting Film Festival, Berlin 2003; Winner Best of Festival, Picture This Film Festival, Canada 2002; Winner Best of Festival, SuperFest XXIII, San Francisco 2003; Winner Best of Festival International Disability Film Festival, London 2003.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Um Toque de Cor - A Touch of Color
 
EspaçadorDocumentário, 13min
EspaçadorReino Unido, 2004
EspaçadorDireção: Catalin Brylla
EspaçadorProdução: Catalin Brylla
  Um toque de cor    
 
Após adquirir uma deficiência visual, o pintor inglês Terry Jackson teve que reestruturar radicalmente tanto sua vida quanto sua técnica de pintura. Sua arte reflete a mudança pela qual passou, e mostra sua constante luta para manter a pintura como forma de expressão.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Gente que Voa - Flying People
 
EspaçadorDocumentário, 24min
EspaçadorReino Unido, 2004
EspaçadorDireção: Tom Collinson
EspaçadorProdução: Tom Collinson
  Gente que voa    
 
Um campeão mundial de pipas e suas tentativas de ensinar seu chefe cego a empinar pipas. Um documentário sobre duas pessoas e suas paixões pelo vôo.
 
Prêmios: Honorable Mention - Picture This Canada.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Quando o Amor é Cego - When Love is Blind
 
EspaçadorDocumentário, 43min
EspaçadorCanadá, 2004
EspaçadorDireção: Sylvie Peitier
EspaçadorProdução: Sylvie Peitier
  Quando o amor é cego    
 
O filme examina a paquera e as relações amorosas do ponto de vista de homens e mulheres cegos que estão à procura do amor. Revela seus sentimentos e pensamentos sobre os mistérios da sedução, sobre os fundamentos do amor romântico e do amor carnal, e sobre a importância da beleza. Eles dividem conosco suas experiências de namoro, paquera e casamento. Tradicionalmente, pensamos que o amor é causado por um certo estímulo visual. Nós julgamos os outros, e somos julgados, pela aparência. Ao conhecer os personagens de Quando o Amor é Cego nos confrontamos com nossos próprios preconceitos sobre a necessidade da atração visual para que a atração física possa existir.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Encarando - North Face
 
EspaçadorFicção, 9min
EspaçadorReino Unido, 2002
EspaçadorDireção: Marc Jobst
EspaçadorProdução: Ewan Marshall
  Encarando    
 
Curta de ficção. O vizinho de uma jovem portadora de deficiência é obrigado a encarar seus sentimentos a respeito de um recente e fugaz encontro amoroso com ela, quando fica trancado do lado de fora de seu apartamento, e somente ela pode ajudá-lo.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Mito Urbano - Urban Myth
 
EspaçadorFicção, 9min
EspaçadorReino Unido, 2002
EspaçadorDireção: Ewan Marshall
EspaçadorProdução: Ewan Marshall
  Mito urbano    
 
Curta de ficção sobre um homem e uma mulher que quase namoraram há 16 anos e que se reencontram por acaso. Com Matt Fraser no elenco, esta é uma história de oportunidades perdidas, ansiedade e desejo.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Por uma Noite Apenas - One Night Sit
 
Documentário, 11min
EUA, 2004
Direção: Carmelo Gonzalez e Diana Naftal
Produção: Carmelo Gonzalez e Diana Naftal
  Por uma noite apenas    
 
Um olhar sobre as dificuldades que portadores de deficiência têm para encontrar o amor em comunidades gays. O filme levanta importantes questões: nesta comunidade em que a beleza física é ultravalorizada, qual é o lugar das pessoas que não se enquadram no padrão?
 
Prêmios: Picture This Film Festival (Honorable Mention); Alliance for Community Media Northeast Regional Video Festival (won Award).

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Desejos Inconfessos - Untold Desires
 
EspaçadorDocumentário, 56min
EspaçadorAustrália, 1994
EspaçadorDireção: Sarah Barton
  Desejos inconfessos    
 
As pessoas portadoras de deficiência lutam para ser reconhecidas como pessoas aptas a explorar sua sexualidade e levar uma vida sexual ativa. O filme mostra pessoas que falam abertamente sobre suas experiências para alcançar a realização sexual.
 
Prêmios: Winner, Best Television Documentary, AFI Awards 1995; Winner, Most Outstanding Documentary, Logie Awards 1996; Winner, Best Documentary, International Human Rights Awards, 1995; Nominated, Best Social Issues Documentary, ATOM Awards 1995; Certificate of Creative Excellence, US International Film & Television Festival 1995; Silver Medal, Prix Leonardo, Italy 1995; Gold Awards for Best Documentary, Australian Cinematographers Society Awards 1995.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Como uma Borboleta - Jak Motyl
 
EspaçadorDocumentário, 29min
EspaçadorPolônia, 2004
EspaçadorDireção: Ewa Pieta
EspaçadorProdução: Miroslaw Grubek
  Como uma borboleta    
 
Przemek teve paralisia cerebral ao nascer, tendo como conseqüência, além da falta de controle motor, a mudez. Sua capacidade de comunicação com as pessoas à sua volta ficou totalmente comprometida até o dia em que ele teve acesso à linguagem BLISS e pôde revelar ao mundo toda sua capacidade de expressão. Neste filme, ele nos conta sua história e faz importantes reflexões.
 
Prêmios: NIEPOKALANOW (Poland) The 2nd prize & SIGNIS prize; MALESCORTO (Italy) Special mention; ETNOFILM - (Cadca/Slovakia) 3rd prize; EKOTOPFILM (Bratislava/Slovakia) - Prize of the International Jury; Oczy Otwarte - (Warsaw /Poland) - 1st prize & special prize of the Jury; Film Festival "Breaking Down Barriers" (Moscow) - 1st prize/short documentary; Siena (Italy)- 1st prize/documentary; Cztowiek w zagrozeniu (Lodz/Poland) - Prize of Ava Studio; SMOFI (Kracow /Poland) - Gold Smofi & special mention; Picture this (Calgary /Canada) - Prize for documentary; 4th International Documentary Film Festival (Stockholm/Sweden) - Bronze Diploma; The Hugo Awards (Chicago/USA) - Silver Plaque;

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Prova de Capacidade - The Ability Trek
 
Documentário, 55min
Reino Unido, 1998
Direção: Fil Baker e Jacob Baldwin
Produção: Martin Guinness
  Prova de capacidade    
 
Embora nascido com paralisia cerebral, Jacob Baldwin nunca acreditou no termo incapaz. Então ele partiu para uma "Prova de Capacidade" - quatro anos e meio pela Austrália a 8 km/h em uma cadeira de rodas motorizada. Este filme é o registro das aventuras, dramas e conquistas da viagem.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Escola para Todos - School for One and All
 
EspaçadorDocumentário, 26min
EspaçadorRússia, 2005
EspaçadorDireção: Andrey Stankevich
EspaçadorProdução: Andrey Stankevich
  Escola para todos    
 
Documentário sobre o problema do acesso à educação para crianças portadoras de deficiência na Rússia e a interação entre portadores e não-portadores de deficiência em uma escola inclusiva.
 

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Epidemia - Epidemien
 
EspaçadorDocumentário, 51min
EspaçadorDinamarca, 2001
EspaçadorDireção: Niels Frandsen
EspaçadorProdução: Niels Frandsen
  Epidemia    
 
Nos anos 50, a Dinamarca foi atingida por uma epidemia de poliomielite. Milhares de pessoas foram infectadas, a maioria crianças. Niels Frandsen tinha um ano de idade quando seu quadril e sua perna foram afetados. Em seu ensaio poético, ele retorna ao período fatídico do qual não se lembra, mas que nunca irá esquecer. Seus pais, sua irmã e um arquivo forneceram as palavras e as imagens para este registro histórico e pessoal.
 
Prêmios: GRAND PRIX at Odense International Filmfestival, Denmark 2001; Awarded by PTU 2001; Prize winner at Badajoz Int. Filmfestival, Spain 2002; First Prize and Jury Special Award at Cordoba Int. Filmfestival, Argentina 2003.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Por Fora/Por Dentro - Outside/Inside
 
EspaçadorDocumentário, 6min
EspaçadorEUA, 2002
EspaçadorDireção: Nick Pentzell
  Por fora/Por dentro    
 
Nossa aparência exterior não expressa o que há em cada um de nós. Um homem, autista e mudo, divide conosco sua profundidade interna. Auxiliado pelo diretor Gwen Waltz, Nick Pentzell desenvolve uma maneira original de apresentar as frustrações da mudez aos espectadores.
 
Prêmios: 2005 Picture This Film Festival - Documentary Award to a Filmmaker with a Disability; 2004 Superfest - Achievement Award and Spirit Award.

Voltar ao início   Próximo Filme
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Do Luto à Luta
 
Documentário, 76min
Brasil, 2004
Direção: Evaldo Mocarzel
Produção: Circuito Espaço de Cinema e Casa Azul Produções
  Do luto a luta    
 
Longa-metragem que focaliza as deficiências e potencialidades de pessoas portadoras de Síndrome de Down, mostrando que as soluções para sua inclusão na sociedade são mais simples do que se imagina. De modo lúcido e lúdico, retrata diversos casos de superação e de inserção no mercado de trabalho.
 
Prêmios: Grande vencedor do festival Cine PE 2005 nas categorias Melhor Filme, Melhor Documentário, Direção, Fotografia, Montagem, Prêmio da Crítica/Imprensa Especializada e Prêmio Especial do Júri Popular.

Voltar ao início