As questões relativas à plena inserção social das pessoas portadoras de deficiência definitivamente entraram para a ordem do dia na sociedade brasileira. E já não era sem tempo, afinal, estamos falando de aproximadamente 15% da nossa população.

A mostra Assim Vivemos consiste de uma seleção dos filmes exibidos nas três edições do Festival
"Wie wir leben", sediado em Munique, Alemanha, com o acréscimo de alguns importantes filmes brasileiros que abordam o tema. Com a grande variedade de filmes que serão exibidos (entre filmes de ficção, documentários e animações), o evento traz para esse debate o enfoque de determinados aspectos e uma ousadia na abordagem do assunto que vão muito além das discussões promovidas pelos veículos de comunicação ou nos meios institucionais. E, por seu caráter internacional, ainda nos oferece a possibilidade de comparar como diferentes culturas se relacionam com as mesmas questões.

Neste sentido, mais do que um evento específico sobre o tema da deficiência, é um evento que traz as pessoas portadoras de deficiência para a cena principal para falar, através da Arte, da vida e das questões comuns a todas as pessoas em todas as partes do planeta e que talvez se resumam a uma única questão: a da nossa eterna busca pela felicidade.

Através do patrocínio da mostra Assim Vivemos, o Banco do Brasil afirma seu engajamento numa nova consciência que está se instalando em nosso país no que diz respeito às pessoas com necessidades especiais.
 
 
Lara Valentina Pozzobon e Gustavo Acioli
Curadores e produtores da Mostra Assim Vivemos